domingo, 6 de novembro de 2011

Sejam bem- vindos!






"Onde quer que vá, vá com o coração" - Confúcio





 


CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES NA ERA DIGITAL

Com a surgimento das novas tecnologias, as crianças e adolescentes puderam utilizar outras maneiras de se divertir, se comunicar e estudar. As escolas começaram a investir em novas práticas de ensino, pensando em aulas mais dinâmicas investiram em sala de vídeo, laboratório de informática e projetor (slides). Entretanto os professores também precisariam estar acompanhando essas mudanças, por isso surgiram cursos e capacitação voltados a esse profissional.
O Curso Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica. Há três níveis de certificação, que constituem ciclos de estudo: o básico, de extensão, com 120 horas de duração; o intermediário, de aperfeiçoamento, com 180 horas; e o avançado, de especialização, com 360 horas.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), do Ministério da Educação,em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores. As aulas são online, por meio do ambiente virtual e-Proinfo. 
Além de oferecer cursos de formação continuada voltados para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o curso prepara professores para utilizar as ferramentas encontradas no Portal do Professor.
O Mídias na Educação tem três grandes eixos. O primeiro é tecnologia como objeto de estudo e reflexão, ou seja, que o professor desmistifique a linguagem da mídia e seja capaz de trabalhar com ela criticamente. O segundo eixo é tecnologia como estratégia pedagógica – o professor aprende a escolher quando e por que usar a mídia na sala de aula e a resolver questões como se é melhor utilizar o vídeo para incentivar os alunos ou para fixar conteúdos, por exemplo. O terceiro eixo é a questão da autoria, o professor pode também pode ser um produtor de conteúdos, junto com seus alunos. Pode produzir blogs ou vídeos voltados para a realidade de cada local e publicar tudo no Portal do Professor.





 
ATIVIDADE ENVOLVENDO O RÁDIO




Montar com os alunos uma estação de rádio que funcionará autonomamente, pela internet de forma que os alunos da escola possam acessar em suas casas e ouvir os programas que lhes interessem.

1. Começar por pensar (o professor) o que seria interessante para crianças, de sua sala, comunicarem em programas de radio, divididos por temas.
Algumas idéias:
- Músicas que eles escutam,
- Livros que eles gostam, inclusive revistinhas,
- Matérias que eles acham interessantes neste momento na escola, por exemplo, algo que estudem em ciências, é possível também fazer programas que se relacionem a cada uma das matérias,
- Esportes,
- Noticias,

2. Apresentar os temas para os alunos e tentar uma divisão por interesse.

3. Buscar programas de rádio que se relacionem com o tema escolhido. Talvez o professor realize esta busca e componha um conjunto de trechos que sirvam para a observação dos elementos que compõe um programa, como a musica tema, o nome do programa, a forma de falar do locutor, o conteúdo da fala do locutor, como relacionar com musicas quando for um programa de musicas.

4. A partir disso os alunos optarão pelo formato que desejam que tenha seu programa, e então deverão desenvolver o tema escolhido, seguindo algumas perguntas, por exemplo:
O que é interessante ouvir sobre este tema?
O que querem falar sobre o tema?
Que conteúdo fará parte do programa?

5. Começar a fazer um roteiro do programa:
Escrever o que eles querem que tenha seu programa:
Por exemplo:
- Musica tema
- Apresentação do programa: nome e tema do programa
- Uma pequena fala sobre um livro legal
- A leitura de um trecho escolhido do livro

6. A escrita da fala especifica dos alunos durante o programa
Referências:





MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO NOS LINKS

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias

http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm

Falta cultura digital em sala de aula




Um comentário:

  1. Ola!! Adorei o tema da Capacitação!!! Aprofunde mais!!!! Abração Ficou muito bom!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir